Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2013

HISTÓRICO INFORMATIVO DA E.E.F. GENERAL ANTÔNIO DA SILVA CAMPOS



A Escola de Ensino Fundamental General Antônio da Silva Campos, situa-se na rua Siqueira Campos, 575 – Bairro São Pedro Camocim-CE, telefone (88) 3621-2450; Sítio: http://escolageneralcampos.blogspot.com.br,E -mail: eefgalcampos2@gmail.com.

A escola foi criada na administração da Senhora Ana Maria Beviláqua Moreira Veras quando tomou posse no ano de 1983, nesse período o município estava com 103 anos de emancipação política e na sede não havia uma escola pública municipal, que funcionasse em prédio próprio para beneficiar a população estudantil, sobretudo as mais carentes. A então prefeita preocupada com o descaso procurou a esfera estadual e encontrou apoio no Comandante da 10ª Região Militar (sediada na capital cearense), o General de Divisão Antônio da Silva Campos que havia implantado em Camocim a nova sede do Tiro de Guerra 10-001, no ano de 1982 e na época tornara-se amigo de Ana Maria, que a apresentou ao Coronel Costa Barros, assessor do ministro do interior Mário Davi Andreazza que facilitou os trâmites na capital federal para que Ana Maria viesse a ser atendida com tão justa reivindicação. Os recursos foram alocados e a Escola passou a ser construída. 

A Escola General Campos foi projetada para ser de grande porte, com o objetivo principal de atender aos alunos dos bairros de São Pedro, Cruzeiro, Praia e Rodagem do Lago, construída com quatro salas de aula e logo em seguida ampliada para oito salas.
Em abril de 1983, a Escola ainda inacabada teve seu primeiro ano letivo iniciado, tendo a frente da direção o senhor Wellington Dias Moreira (Tom), que permaneceu até junho de 1984.
Quando a ampliação das outras quatro salas foi concluída (abril de 1987), a Escola foi oficialmente inaugurada, estando à frente de sua direção a senhora Lenilda Veras Coelho Colares Moreira e no dia 05 de junho de 1987 a Unidade foi oficialmente criada pela Lei 444/87, assinando o ato o então prefeito em exercício (vice-prefeito) José Maria de Lima. A partir dai até o ano de 2000, com a atual gestão do diretor José Augusto de Carvalho Júnior a Escola possuiu oito diretores.
Até 1991 a Escola só oferecia da alfabetização até a sétima série, e nesse mesmo ano passou a oferecer a oitava série, mesmo sem a autorização do Conselho de Educação do Ceará.
Quando o Sr. Antônio Manuel Veras tomou posse na direção do poder executivo municipal em 1993, esta Unidade de Ensino passou por uma reforma geral de ordem física, administrativa e pedagógica. Com uma meta de aumentar a matricula, procurar conter os altos índices de evasão escolar e reprovação (que a cada ano tornava esta Unidade de Ensino sem credibilidade na comunidade).
O alto índice de reprovação e evasão no turno noturno era preocupante, a professora Virginia Maria Machado auxiliada pelo professor José Augusto de Carvalho Júnior (que passou a ser vice-diretor em 1994), começou um trabalho de sensibilização da comunidade escolar e de conscientização da situação difícil em que a Escola se encontrava.
Foi criada a sala de reforço para crianças com deficiência na aprendizagem e um programa de acompanhamento pedagógico tendo como foco o docente e o discente, apresentando resultados significativos. Em 1995 outras medidas foram tomadas para desencadear na escola um sistema de gestão escolar mais participativo. A comunidade fora convocada a participar do processo e criou no Município o primeiro Conselho escolar em 16 de março de 1995, tomando posse em 5 de maio do mesmo ano. O Conselho definiu como meta ter na Unidade um projeto de Escola capaz de superar os fracassos e resgatar com eficiência o seu papel na comunidade cujo desafio maior a ser vencido fosse a busca pela qualidade.
Maio de 1995 toma posse como diretor geral o professor José Augusto de Carvalho Júnior assumindo compromisso com a participação de toda a Comunidade General Campos, de construir e implantar um projeto de Escola que repensasse a Instituição em toda a sua estrutura, objetivando fazer da mesma uma “Escola viva e em movimento".
Novembro de 1995, a direção da Escola, com a participação dos segmentos, elaborou um projeto inicial estabelecendo metas e redefinindo os princípios básicos da gestão adotada pela Unidade escolar.  Em janeiro de 1996 a Unidade é autorizada pelo Conselho de Educação do Ceará, passando também a ter sua primeira secretária habilitada. Em dezembro de 1996 o Conselho de Educação reconhece a Escola General Campos conforme o Parecer 1607/96 assinado pelo digníssimo professor Marcondes Rosa Sousa, Presidente da Instituição.
A Escola General Campos em 23 de abril de 1996 teve aprovada pela Câmara Municipal e sancionadas pelo prefeito Antônio Manoel Veras as leis 583/96 que oficializou a sua bandeira e 582/96 que oficializou seu hino que tem letra de José Augusto de Carvalho Júnior e música de George Arrais de Xavier.
A direção e o Conselho Escolar criaram na mesma data o título AMIGO DO GENERAL para homenagear pessoas que contribuíram com a escola e foi criada também a Semana  Festiva Esportiva e Cultural que se realiza todos os anos por ocasião da semana do aniversário da Escola. Em 16 de julho de 1997, foi criado o Grêmio Estudantil Ciro Ferreira Gomes para fortalecer a Gestão Participativa, Autônoma e de Qualidade.
O Conselho Escolar discutiu no ano de 1999 a construção do Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE e em novembro do mesmo ano foi formado com representantes dos segmentos da Escola um grupo de trabalho para planejar e construir em 2000 o PDE da Escola.
O Diretor José Augusto de Carvalho Júnior, deixou a Escola no dia 20 de Dezembro de 2000, assumindo a direção da mesma o Diretor Adjunto Antônio Caetano de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário